Quem Somos

Histórico

quem-somos-1

Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Pernambuco é uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica autônoma e independência estatutária, criada por tempo indeterminado, de representação de classe, ligado à entidade nacional, que tem, entre outros objetivos, promover e facilitar a execução de ações que propiciem a melhoria dos serviços prestados pelos Tabeliães de Protesto. Como entidade de classe, coligada à entidade nacional, também busca sempre defender os direitos e interesses dos seus associados junto aos mais diversos da Órgãos da Administração Pública e junto também às empresas privadas, difundindo, inclusive, o protesto de títulos como uma ferramenta eficaz na recuperação de créditos.

A partir de 2013, o IEPTB-PE sofreu significativas mudanças na sua forma de atuação, passando a ser efetivamente uma entidade representativa da classe, com contatos constantes com seus associados e com uma diretoria atuante na defesa dos interesses dos Tabelionatos de Protesto de Pernambuco. Neste período, iniciou-se a implantação da Central de Remessa de Arquivos – CRA que propiciou a agilização e a padronização de procedimentos, implantando-se uma melhor sistematização do processo de protesto de títulos no estado. Cabe destacar que a adesão à nova sistemática por todos os Tabelionatos ocorreu de maneira célere, graças ao interesse manifestado pelos próprios Tabeliães, ao empenho da Diretoria e a dedicação do corpo técnico de colaboradores do IEPTB-PE.

Atualmente o IEPTB-PE está funcionando em confortáveis instalações, com amplos espaços para receber seus associados, além de contar com um corpo de colaboradores qualificados e especializados no protesto de títulos, apoiando os Tabelionatos no uso da Plataforma Tecnológica CRA, além de, naturalmente, esclarecer possíveis dúvidas operacionais. Mais recentemente foi disponibilizada a todos os associados uma Assessoria Jurídica, disponível em tempo integral, com objetivo de auxiliar, no que for possível, o Titular e os demais funcionários dos Tabelionatos de Protesto associados quanto ao esclarecimento de dúvidas jurídicas e legais.

quem-somos-1 quem-somos-2

Constitui-se preocupação constante da atual Diretoria promover uma maior integração entre os Tabelionatos de Protesto, fazendo com que as informações sobre o protesto de títulos sempre cheguem a um maior número possível de Tabeliães, mantendo-os atualizados com possíveis mudanças na sistemática de encaminhamento dos títulos e, algumas vezes, nos detalhes da aplicação da própria legislação. Dentro deste princípio, algumas ações têm sido constantemente empreendidas pela Diretoria com vistas a facilitar o acesso de todos os associados às novas informações, procedimentos e mudança na legislação, principalmente aqueles que residem em localidades muito distantes da capital. Nesta linha de ação, tem sido realizados seminários e palestras em diversas regiões do estado, interiorizando, assim, estes importantes eventos, permitindo, por conseguinte, que mais pessoas participem destas realizações sem necessidade de grandes deslocamentos.

O IEPTB-PE, com sua atual Diretoria, tem procurado construir um novo cenário que, pela união dos seus associados, buscará cada vez mais a defesa dos interesses da classe e dos seus parceiros, os Tabelionatos de Protesto, promovendo as mudanças necessárias à formação de uma sociedade mais justa e mais formalmente organizada, pela garantia dos direitos aos cidadãos pernambucanos.


Diretoria

Presidência:

  • Presidente:

    Isabella Araújo Falangola (Recife)

  • Vice - Presidente:

    Maurília Duarte Machado (Gravatá)

Secretaria:

  • Secretário-Geral:

    Maria Helena Rodrigues da Silveira (Goiana)

  • 1º Secretário:

    Elaine de Aguiar Moura Santoianni (Limoeiro)

  • 2º Secretário:

    Daniel de Carvalho Araújo (Recife)

Tesouraria:

  • 1º. Tesoureiro:

    Eva Tenório de Brito Papaléo (Camaragibe)

  • 2º. Tesoureiro:

    Isa Maria Carvalho Araújo (Recife)

Conselho Fiscal:

  • 1º. Membro Efetivo

    Clenira Maria Cabral Mateus

  • 2º. Membro Efetivo

    Edna Gueiros dos Santos (Cabo de Santo Agostinho)

  • 3º. Membro Efetivo

    Sandra Maria Alves Novelino (Recife)

  • 1º. Suplente

    Ana Maria Alves de Araújo (Recife)

  • 2º. Suplente

    Jonhatas Valois (Vitória de Santo Antão)

  • 3º. Suplente

    Petrônio Barbosa de Araújo (Ipojuca)